9   +   5   =  

Evite pescar com temporal

Não coloque sua vida e a de seus amigos e familiares em risco

Evite pescar com temporal. Ou qualquer indício de mau tempo. Por isso, ao primeiro sinal de um tempo ruim, procure um local para se abrigar. Se estiver em lugar aberto, abandone-o. A possibilidade de ser atingido por um raio inicia-se meia hora antes e continua até cerca de meia hora após a tempestade. O Brasil é um dos países mais castigados por raios no mundo, segundo o ELAT.

Nunca seja o ponto mais alto das imediações. O raio procura sempre os pontos que se sobressaem da superfície como atrativo à descarga. Caso você esteja em um local descampado, abaixe-se com os joelhos dobrados e as mãos na nuca, tampando os ouvidos. Também evite o abrigo sob árvores isoladas ou prédios rústicos e nem use celular durante o temporal. 

Nunca fique perto de cercas metálicas, rios, lagos, veículos ou superfícies que conduzam eletricidade.  A vara de pesca e os demais instrumentos também são pontos que acabam atraindo a descarga elétrica.

A melhor proteção existente é dentro do veículo, com os vidros fechados. Não são os pneus que promovem a proteção, mas sim um dos fenômenos da física chamado “gaiola de Faraday”.

Pescar em condições climáticas desfavoráveis não é bom negócio. Evite graves acidentes.

No primeiro sinal de mau tempo, recolha o equipamento e espere as condições melhorarem