O que é a pescaria Tenkara?

Técnica milenar foi desenvolvida por japoneses e ainda segue muito praticada

Tenkara é nome de uma técnica de pesca milenar utilizada no Japão. Nela é usada uma vara simples. Linha e uma mosca artificial para a pesca de pequenos peixes em pequenos rios de montanha.

Também é vista como uma subcategoria da pesca com mosca.  Afinal de contas, ela lembra muito o fly difundido no mundo todo.

Atualmente, no mundo, a Tenkara é bastante usada para a pesca de truta, sendo uma de suas grandes vantagens a apresentação precisa e delicada da isca.  A truta pescada nas águas geladas do Japão não resiste o trabalho lento das moscas.

No Brasil, a Tenkara está apenas engatinhando, mas  pode ganhar muitos adeptos graças à  simplicidade do material. Na verdade, muitas vezes lembra uma pescaria de fly feita com vara telescópica. Linhas de monofilamento trançadas e/ou torcidas e ainda linhas de fluorcarbono com mais ou menos um pouco mais do comprimento da vara.

De repente, pode ser uma excelente alternativa para pescar tilápias em represas. Ou ainda experimentar com lambaris em ribeirões.

Pescaria Tenkara é uma técnica milenar desenvolvida pelos japoneses