Um macete que funciona para pesca de piapara

Disfarçar o encastoado é uma estratégia muito inteligente para ter mais capturas

Por Rodrigo Amaral

Situação comum na pesca de piapara ou de pacu é vez por outra o peixe cortar a linha. Isto pode ser facilmente explicado. Basta reparar que ambos possuem dentes bem pontiagudos, capazes de romper alimentos mais duros. Qual seria a dificuldade para cortar uma linha de pesca?

Então, para resolver esse problema, costumamos usar um anzol encastoado. Empregue um pedaço de aço de 3 a 5 cm de aço flexível. Isto resolve o problema de cortar a linha. Mas o número de fisgadas diminui, principalmente com as piaparas. Sempre ariscas, elas desconfiam de qualquer coisa que represente uma ameaça.

Aí entra um macete que funciona e deixa até mais atrativo. Para amenizar a redução no número de fisgadas, costumo usar no lugar do encastoado de aço, três pedaços de borracha de soro, mais ou menos do tamanho de um grão de milho cada. A borracha imita a comida e a piapara não irá desconfiar.

Lembre-se que ter o equipamento adequado irá produzir melhores resultados. Na pesca de espera, a ponteira da vara deve ser bem sensível. Existem muitos bons modelos disponíveis no mercado, sendo que alguns são dedicados à esta modalidade.

Disfarçar o encastoado gera menos desconfiança em peixes ariscos como a piapara