O que você precisa saber sobre bass boat

Imagine uma lancha de alta performance, muito baixo e largo, com grande estabilidade e conforto para navegar acima de 70 mph com muita segurança

Por Pepe Mélega

Bass boat é uma expressão bastante comum entre os pescadores que se dedicam à pratica com iscas artificiais. Trata-se de um conceito que acabou se tornando referência para embarcações do gênero. São barcos onde todo o necessário para a prática da pesca está ao alcance das mãos. E ao mesmo tempo seguro para permitir deslocamentos entre pontos de pesca em curto espaço de tempo.

O primeiro casco planejado dentro desse conceito surgiu em 1948, confeccionado por Holmes Thurmond. Era feito de madeira, que depois evoluiu com o uso do alumínio e posteriormente incorporou as fibras de vidro e carbono. Isto deu origem ao estaleiro Skeeter. 

Há modelos comercializados aptos a receber motorização a partir de 25 hp, podendo chegar a mais de 300 hp. Seu uso, normalmente, é destinado a águas abrigadas. Não exclusivamente a águas internas (ou água doce), mas também é bastante comum seu uso em água salgada (mar). Não sendo, porém, indicado para navegação em águas abertas.

Na minha definição: bass boat são barcos de alta performance, muito rápidos e estáveis ao navegar, baixos em relação ao nível d’água. E, quando parados ou em movimento de pesca auxiliado por motor elétrico, são confortáveis e muito estáveis.

São limitados a no máximo três pessoas, algo que se explica pelo princípio geral da pesca com iscas artificiais, que é geralmente feita por um pescador solitário.

Podendo ser dois, ótimo, assim sempre há alguém para ajudar, fotografar e reforçar a história, e três é suportável. Ampla praça de pesca e uma estrutura de caixas de apoio que vão de geladeira, porta- varas e tralhas até eficientes viveiros com capacidade de 180 l.

Ainda contam com sistema para manter suas capturas vivas e saudáveis também fazem parte destas embarcações.

Os bass boats foram desenvolvidos para facilitar o rápido deslocamento numa pescaria