Fly no pesqueiro: confira alguns detalhes!

Os detalhes que você deve levar em conta para escolher o equipamento correto

Por Rodrigo Amaral

A respeito dos equipamentos de fly no pesqueiro, vou deixar aqui algumas explicações úteis para iniciantes nessa modalidade bela e prazerosa.

Na pesca de arremesso, utilizando um tipo de linha tem condições de pescar um leque muito grande de diversas espécies de peixes. Você faz isso somente trocando as iscas artificiais. No fly em vez das iscas, você troca a linha.

Isso, a grosso modo, pois no fly existem diversos tipos de linhas. São elas linhas que flutuam (floating – F), meia -água(Intermediate – I) e afundante (Sinking – S ou FS).

Podem ser acrescentadas a essas a linha com peso na ponta(WF), peso por igual(DT) e linhas para longos arremessos (shooting), em relação à marca.

Só para mencionar duas das principais, fico com a Rio e a Cortland. Para finalizar essa parte, temos as chamadas linhas auxiliares, que são o leader e o backing. Backing é uma linha conectada à linha de fly, servindo basicamente de linha reserva.

No caso, de uma briga com peixe grande que tome todos os 30 metros da linha de fly. Certo? Suponhamos o backing, pode ser uma multifilamento. Leader é um pedaço de linha cônica, podendo ser de monofilamento, que liga a linha de fly à isca.

A escolha da melhor linha fará a diferença no uso dos equipamentos de fly no pesqueiro

E os bitelos?

Já a vara de fly tem semelhança com a de bait, apenas na média mais longa. Porém igualmente dividida em rápida, intermediária e lenta. A maior diferença fica em relação à numeração, ficando entre 4 e 12.

Ou seja, vara 4 para linha de peso 4, e assim por diante. A carretilha de fly é bem mais simples que a de bait. Pois na maioria da briga com o peixe não é necessário o uso da carretilha. A não ser em alguns casos de peixes grandes.

Usar as técnicas do fly rende uma pescaria extremamente agradável. Mas exige muita observação, dedicação e técnicas apuradas.

É possível fisgar bons exemplares com o equipamento de fly e ainda ter uma boa briga