Oito dicas para sua próxima pescaria

Nós temos alguns bons conselhos para você aproveitar!

Confira oito dicas para pescar tranquilo no Feriadão:

1 – Se beber, não pilote o barco: Todos nós sabemos que durante um dia de lazer podemos comemorar as boas capturas com uma cerveja bem gelada, uma caipirinha ou outra bebida alcóolica de preferência individual.

No entanto, lembre-se que a “Lei Seca” vale também para a condução de embarcações. A Marinha do Brasil pode fazer a fiscalização, inclusive com o “bafômetro”. Mais que evitar multas, evite acidentes fatais!

2 – Não deixe de usar colete salva-vida: na pesca embarcada o colete é de uso obrigatório. Vai pescar de caiaque?

Por mais que seja desconfortável, lembre que qualquer vacilo pode ser fatal. Invista neste equipamento de segurança e esteja prevenido em caso de acidentes!

3 – Não esqueça a LICENÇA DE PESCA: Se vai pescar em alguma região que exija documento local, não deixe de emiti-lo e paga-lo. Certamente vai sair mais barato que a multa e a apreensão de seu material de pesca.

A pesca sem licença não é crime, mas é sempre sujeita à penalização. Lembre-se de ter a licença federal, a qual pode ser emitida por meio deste site (clique aqui).

4 – Fique atento ao limite de velocidade: ao conduzir seu veículo com uma embarcação na carreta, você passa a ser condutor de um “veículo pesado”, de acordo com Resolução nº 340 do Contran.

Sendo assim, a velocidade a ser respeitada nas rodovias é a mesma determinada para caminhões, ônibus e outros carros “pesados”. Evite multas!

5 – Cota do aeroporto: Cuidado para não exagerar no peso da tralha. Não esqueça de respeitar o peso máximo de 23 kg em voos domésticos e que muitas companhias irão cobrar pelo despacho do tubo de varas.  

Lembre-se que diversos objetos de pesca pontiagudos devem ser despachados, caso contrário ficarão retidos antes do acesso à sala de embarque do aeroporto. Revise tudo e veja se não está esquecendo nada. 

6 – Documentos: Vai pescar fora do Brasil? Não esqueça de levar RG caso o destino seja a Argentina, por exemplo, ou o Passaporte. Na dúvida, leve sempre seu passaporte para evitar problemas no controle imigratório.

Se a sua pescaria for em nosso país, não deixe de portar os documentos como RG e Carteira Nacional de Habilitação, os quais podem ser exigidos em fiscalizações. 

7 – Obedeça a regra do pesqueiro: Muitos pesqueiros do Brasil inteiro fizeram normas que proíbem, inclusive, a linha multifilamento. Faça uma checagem antecipada para evitar problemas.

Clique aqui para conferir se o pesqueiro escolhido faz parte dos que formularam as Normas. 

8 – Respeite a proibição em Mato Grosso: lembre-se que a piracema no estado começou no dia 1º de outubro e vai até o dia 31 de janeiro.