Como escolher o anzol circular

Modelo de anzol tem ficado cada vez mais comum em todos os tipos de pescarias pelo Brasil

Muitos pescadores aderiram o anzol circular (circle hook) por ser considerado mais eficiente na fisgada (o peixe se fisga sozinho) e por causar menos acidentes – uma vez que ele não pode ser totalmente engolido. No entanto, como escolher o modelo correto?

Leve em consideração o tamanho

Avalie a característica do peixe-alvo e repare se ele teria capacidade de engolir o anzol e a isca. O tamanho pode variar de fabricante para fabricante, já que o tamanho do círculo não segue um padrão único. Ou seja, o 4/0 de uma determinada marca pode ser equivalente ao 7/0 de outra, ou ao contrário. Faça uma pesquisa.

Avalie o material

Anzóis feitos com materiais antioxidantes duram mais tempo. Se for pescar em águas salgada ou salobra, eles precisam suportar a ação corrosiva para evitar rompimentos futuros.

Espessura varia da espécie

Quanto mais fino for o anzol, mais fácil será a penetração na boca do peixe alvo. Contudo, quando o peixe-alvo possuir dentição destaca, como os dourados ou os redondos dos pesqueiros, um anzol menos espesso pode ser facilmente quebrado. A regra do mais fino é mais útil para robalos, tucunarés e bagres.

Tamanho da haste

Anzóis de haste curta interferem menos com a apresentação de isca, enquanto que os de mais longa são usados com iscas maiores. O tamanho compatível com o da isca influenciará na apresentação mais ou menos realista.

Avalie a pescaria que pretende fazer para escolher o melhor anzol circular