Cinco dicas para quem vai pescar no Feriado de Páscoa

Pesque com segurança, respeite cotas e determinações para evitar contratempos

O Feriado de Páscoa de 2019 é curto, mas muito pescador já deve estar se preparando para pode aproveitá-lo. Separamos cinco dicas para ajuda-lo. Boas dicas!

1 – Não esqueça a Licença de Pesca: Todos os procedimentos para obter a sua foram divulgados aqui no site da Pesca & Companhia (clique aqui). Lembre-se que alguns estados e municípios exigem o documento local. Pescar sem o documento não é crime ambiental. No entanto, o infrator será multado e estará sujeito à apreensão do equipamento.

2 – Respeite a cota: lembre-se que na maioria das bacias brasileiras a cota é de 10 kg mais um exemplar. Alguns lugares ela é reduzida e em outros existe o tamanho máximo para abate. Fique atento! Diversos postos de fiscalização serão instalados nas rodovias a fim de averiguar o transporte de pescados. Na dúvida, pratique sempre o pesque-e-solte!

3 – Fique atento ao limite de velocidade: ao conduzir seu veículo com uma embarcação na carreta, você passa a ser condutor de um “veículo pesado”, de acordo com Resolução nº 340 do Contran. Sendo assim, a velocidade a ser respeitada nas rodovias é a mesma determinada para caminhões, ônibus e outros carros “pesados”. Evite multas!

4 – Não exagere na bebida alcoólica: lembre-se que a “Lei Seca” também vale para quem conduz embarcações. A Marinha pode fazer diversas operações durante o feriado a fim de coibir os embriagados e, claro, prevenir graves acidentes.

5 – Check list da tralha: vai pescar fora do Brasil ou vai precisar de um voo doméstico? Cuidado para não exagerar no peso da tralha e não esquecer os documentos exigidos, como identidade ou passaporte. Se vai precisar de uma viagem de avião, também não esqueça de respeitar o peso máximo estabelecido na cota que comprou e lembre-se que haverá cobrança do tubo de pesca por parte de diversas companhias.

Diversos objetos de pesca pontiagudos devem ser despachados (inclusive iscas artificiais com garateias), caso contrário ficarão retidos antes do acesso à sala de embarque do aeroporto. Revise tudo e veja se não está esquecendo nada.

Quem vai aproveitar o Feriado de Páscoa para pescar deve ter alguns cuidados!