Saiba quais são os três peixes mais rápidos do mundo

Numa alusão ao pódio olímpico de uma modalidade de atletismo, os três mais velozes são protagonistas da pesca oceânica

Por Lielson Tiozzo

Você sabe quais são os três peixes mais rápidos do mundo? Um deles pode ser pescado na costa brasileira. Os outros dois, no entanto, vão exigir uma viagem mais longa.

De qualquer maneira, a velocidade destes peixes impressiona. Não é qualquer carretilha ou molinete que tem capacidade de freá-los. Tampouco que tenha capacidade de linha suficiente, sem que a embarcação preste assistência.

Se a velocidade dos peixes vale-se um pódio olímpico, os medalhistas seriam:

1-Marlin-negro

Pescado no Oceano Pacífico e no Atlântico norte, este é o peixe mais rápido do mundo. Pode chegar a impressionantes 129 km/h – velocidade suficiente até para ser multado nas principais rodovias do Brasil. Vale lembrar que este marlim foi colocado na “lista-vermelha” do Greenpeace como uma das espécies com risco de extinção dentre os peixes marinhos. Tudo por conta da pesca predatória.

2 – Sailfish (peixe vela ou agulhão bandeira)

O medalha de prata pode ser pescado na costa brasileira. Sobretudo na região nordeste! Esta é outra espécie pelágica natural das regiões tropicais e sub-tropicais do Atlântico, Pacífico, e Índico. Pode chegar a aproximadamente 120 km/h. Seu corpo alongado e suas nadadeiras favorecem um nado rápido e eficiente. É considerado um dos peixes mais fascinantes da pesca esportiva no mundo todo.

3 – Striped marlin (ou marlin listrado)

Infelizmente não se tem notícias da captura desta espécie na costa brasileira. No entanto, ele é um pouco mais lento que os outros peixes de bico: chega a cerca de 80 km/h numa arrancada. O suficiente para fechar o top 3 dos mais rápidos do mundo. Sua captura se dá numa região conhecida como Oceano Indo-Pacífico. Ou seja, entre o Índico e o Pacífico, da costa da África, passando pela Ásia até a América.


Os três peixes mais rápidos do mundo são de bico e exigem grande habilidade para serem fisgados