Não deixe de pescar porque a temperatura de sua região diminuiu!
O frio parece chegar com tudo em boa parte do Brasil. A seguir, enumeramos as cinco regras de ouro para pescar no frio!
1 – Ir bem agasalhado:
Esta é básica, mas não custa lembrar. Você passará muitas horas exposto ao frio. Leve corta vento, segunda pele e até mesmo algo com tecido térmico como fleece. Use luvas, gorros e caso possa tirar as camadas, não deixe de usar manguitos e buff. Toda proteção contra o frio é válida. Use protetor labial e protetor solar para evitar os efeitos dos raios UV e ação “cortante” do frio.
2 – Diferença crítica em relação a outros períodos.
Se tiver frio, mas com sol e sem vento, a pescaria fica interessante porque o peixe procura os locais mais rasos e fica ativo. Mas se tiver frio com muito vento, procure lugares profundos, empregue trabalho lento e use iscas de fundo: jumping jig, isca soft com jig head e metal vibration.
3 – Procure estruturas que concentrem calor:
Pontos com pedras, locais com peças metálicas que conservem calor e certamente atrairá os peixes. Um ponto a ser explorado é em baixo de pontes, desde que não seja do lado da sombra. Locais onde a água corre menos também costumam ser promissores.
4 – Use equipamento mais leve e linha mais fina para sentir a sutileza do ataque.
O peixe estará bem mais manhoso. Empregue também isca menor e mais leve, que certamente serão mais atraentes para o peixe.
5 – Tenha mais paciência que o comum.
Uma pescaria em condições de muito frio requer técnica e observação. O peixe que decidir atacar a sua isca, por sua vez, pode ser um bitelo, porque não é “qualquer um” que irá desprender energia nestas condições. O resultado pode surpreender.