Quando usar vara de pesca maior que 6″ de comprimento?

Lester Scalon explica seus conceitos sobre como definir o tamanho da vara para uma pescaria

O comprimento da vara de pesca está diretamente relacionado com uma série de fatores:

Arremessos: quando se necessita de arremessos mais longos a vara tem que ir aumentando o seu tamanho de acordo com a pescaria. Quanto mais longo o arremesso, maior o comprimento da vara.

Eu particularmente gosto de usar varas de 6′ na pescaria de dourados, para dar arremessos mais longos com mais facilidade, e também por ser  um comprimento de vara que fica bem equilibrado na mão, permitindo arremessos longos com uma só mão.

Principalmente quando se está pescando fora do barco, nas margens ou caminhando dentro da água a vara de 6’ facilita muito a vida do pescador.

Fisgada: quanto maior a vara, maior é a alavanca exercida na linha, portanto uma fisgada mais firme é uma necessidade na pescaria de dourados. Com as linhas multi esta fisgada ficou ainda mais potente.

Manobras no recolhimento: quando se está pescando dentro da água muitas vezes temos que ajustar o recolhimento da isca desviando de obstáculos como pedras, etc. Neste caso uma vara de 6′ não só ajuda bastante, como praticamente é uma necessidade para se correr menos riscos com a linha nos obstáculos.

Lester tem suas preferências para usar vara mais comprida em determinadas pescarias