Quais equipamentos servem para pescar no Rio Paraná

Quem vai pescar em Corrientes, na Argentina, precisa ter algumas considerações para não levar nada desnecessário

Pescar no Rio Paraná, em Corrientes, na Argentina, é um sonho para muitos pescadores. Quem não esteve por lá, precisa ter algumas considerações.

A modalidade mais praticada é o corrico. Por isso leve um conjunto  composto por varas de 6’ a 6’6”, indicadas para linhas de 30 ou 45 lb. Opte uma carretilha ou até um molinete com capacidade para mais de 200 m da linha escolhida, sendo que o ideal é a multifilamento de 0,22 mm ou 0,25 mm. A linha fina ainda vai ajudar para que a artificial atinja a profundidade desejada mais facilmente do que se estivesse usando uma mais grossa.  

Para quem  curte a rodada com isca viva  a vara pode ser a mesma usada para o corrico, mas uma que tenha ação rápida é melhor. O tamanho pode ser de 6’ a 7´ para linhas de 25 a 30 lb.

Prefira os modelos maiores para uma fisgada mais eficiente. Utilize carretilha ou molinete abastecido com pelo menos 120 m de linha 0,30mm de multifilamento. Se a escolha for pelo fio de náilon, pense em algo com resistência de 20 a 30 lb. Os anzóis devem ser de 8/0 a 10/0, com empate de aço curto 25 a 30 cm. 

Com iscas artificiais

Já para a pesca de arremesso, que costuma render peixes que variam de 3 a 8 kg, o material recomendado para a região é o formado por varas de ação rápida, com resistência máxima de 17 a 30 lb, e com  comprimento de 5´6´´ a 6’6” para molinetes ou carretilhas.

Devem comportar cerca de 120 m de multifilamento de 30 lb a 50 lb ou náilon de 14 a 20 lb. É recomendável usar líder de 25 a 40 lb com cerca de 1 m de comprimento.

Na mala carregue artificiais de 7 a 15 cm, semelhantes às que você usa no Brasil para dourados, piracanjubas, piraputangas e tucunarés. Lembre-se de levar muitos modelos de meia-água e profundidade. Para evitar que a forte dentição desses peixes corte a linha, utilize um pequeno empate de aço com cerca de um palmo.

Para quem vai pescar no trecho argentino do Rio Paraná, os equipamentos devem ser bem escolhidos