Cinco virtudes que todo pescador deve ter

Todo pescador que se considera “esportivo” deve possuir estas características em sua conduta nas pescarias

Virtudes que todo pescador deve ter:

1) Paciência – Se o sujeito não é paciente, dificilmente irá de adaptar às situações de pesca que irá encontrar. Mais: talvez esteja longe de gostar da atividade. Esta é a maior virtude que qualquer pescador deve ter. Saber esperar, saber aproveitar o momento e entender que existem dias mais favoráveis ao peixe e outros em que a natureza vai contribuir com a aventura.

2) Sabedoria – Tem que pesquisar e admitir que não sabe tudo. Tolo é aquele pescador arrogante que chega nos locais e quer ser o melhor, o que mais captura e o que consegue os maiores exemplares. A pesca é um constante aprendizado porque não existem dias iguais. Aprender vai facilitar a assimilar as respostas da natureza, entender o clima e o comportamento do peixe-alvo. 

3) Controle – Que adianta ter o melhor equipamento se no momento do embate com o peixe o pescador faz tudo errado, não ouve instruções e quer colocar as mãos no troféu o mais rápido possível? Nada, porque o afobamento não resolve. Ter controle e equilíbrio mental ajuda a ser mais forte e a administrar a adrenalina nos momentos críticos.

4) Companheirismo – Se o pescador é apenas competitivo e arrogante, bom companheiro não é. Não passa de um entusiasta que pode pescar porque tem condições financeiras para isso e tempo. Companheiro é aquele que ajuda o amigo, que torce, que o fotografa, que pilota a embarcação, que recolhe imediatamente e ajuda a desenroscar a isca. Pesca & Companhia!

5) Persistência – Desistir é a pior coisa em qualquer pesca. O termo correto, para aqueles dias de pouca ação, é adiar. Esta á regra. O sujeito que não persiste, também não tem a pesca correndo nas veias. Aquele peixe tão sonhado só vai se transformar em realidade se houver insistência e todos os elementos já citados. 

O pescador deve sempre respeitar o meio ambiente, atuando como um verdadeiro guardião