Pescador esportivo é aquele apenas que solta o peixe?

Confira a opinião de nossos staffs sobre mais este tema bastante comentado

Afinal, pescador esportivo é aquele apenas que solta o peixe?

Alexandre Dick – Pescador esportivo é aquele que pesca por esporte. É aquele que solta o peixe. O que mata todos os peixes é predador, e não esportivo. Alguns pescadores não consideram iscas naturais/vivas como esporte, porque tem que matar um peixe. É polêmico. Para mim, aquele que pesca por esporte, independente da isca, é esportivo sim.

Guilherme Monteiro – Pescador esportivo é aquele que solta o peixe sim. Mas não é apenas isso. É também aquele que contempla a pesca, a natureza, os seus materiais e as nuances. Soltar o peixe é apenas um divisor de águas entre o comum, aquele que costuma abater. 

Saulo Nazion – Na minha concepção, sim! Tendo em vista que existem pescadores profissionais e artesanais fazendo uso de equipamentos (isca artificial, carretilha, vara etc), apetrechos que até então eram exclusivos da pesca esportiva. O ato de soltar o peixe é o divisor de água entre a pesca esportiva e a predatória. Mesmo se o pescador abate um peixe, ele simplesmente aumenta as estatísticas de exemplares mortos em um rio. Como pescados sim, mas apenas os criados em cativeiros.

Rodrigo Amaral – Também compactuo da opinião do Saulo. Penso que o fato de soltar o peixe é a grande diferença entre o pescador esportivo e os demais. Lembrando que devemos soltar o peixe não por obrigação, como fazem muitos por aí, e se rotulam pescadores esportivos, soltando os que não cumprem as medidas permitidas. O que vale mesmo é o caboclo soltar o troféu, se sentir realizado com esse ato. Coisa que tenho repúdio é o “tal da medida”. O cara começa a conversar comigo falando de cota e medida, me dá até ânsia…

Tuba – Na minha opinião, o pescador esportivo é aquele que pesca por diversão e se preocupa com a preservação do meio ambiente, respeitando os limites de captura e as  espécies protegidas. Não é preciso soltar todos os peixes.  Se levar a ferro e fogo nem deveríamos pescar, pois mesmo quem não embarca nenhum peixe está maltratando os animais.   Eu sou a favor tanto da pesca como da caça esportiva. 

Pescadores opinam sobre o tema pescador esportivo tem que soltar o peixe!