Como deve ser o líder para pescar bagres no Pantanal?

Fazer a melhor escolha é importante para ter mais ações com os bons exemplares

Como deve ser o líder para pescar bagres no Pantanal? Este é um tema muito importante, uma vez que podemos encontrar os peixes em pontos com muitas estruturas, como aguapés, galhos submersos, pedras e outros pontos que podem causar a ruptura da linha. 

Vale lembrar que pintados, jaús e cacharas tem um comportamento bastante reativo e costumam sair em disparada, em alta velocidade, assim que fisgados. Ter uma boa quantidade linha na carretilha ou no molinete é fundamental para brecar a ação do peixe. 

Se você estiver usando linha monofilamento de 0,60 mm a 0,80 mm, basta fazer um chicote com linha mais grossa, ou seja, com uma espessura superior, com o comprimento aproximado de um metro. 

Agora, se estiver usando linha multifilamento é conveniente usar uns três metros de leader antes de prender o chicote, o qual pode ser de fluorcarbono ou até mesmo de monofilamento.

Uma boa pedida é usar o nó Albright para atar estes líderes. Não deixe de implementar um empate de aço flexível. Lembre que existem fortes dourados, cachorras e traíras na região, os quais podem atacar e romper as linhas com seus dentes afiados. 

A pesca de bagres como o pintado é um dos grandes atrativos do Pantanal