No frio, quem fica mais inativo: peixe ou pescador?

Na opinião de nossos staffs, quem decide ficar inativo por conta do frio é o….pescador!

No frio, quem faz greve: peixe ou pescador?

Com a palavra, nossos especialistas:

Saulo Nazion: na região Nordeste, onde vivo, não existe frio no inverno, apenas chuva durante a estação. Dessa maneira, basta o pescador colocar uma capa e pescar, chovendo ou não chovendo o peixe estará molhando mesmo. Claro que no alto verão a quantidade de peixes no estuário e arrecifes são bem maiores. No inverno, além das chuvas, os ventos são mais fortes, o que suja a água e impossibilita a captura de algumas espécies, a exemplo dos xaréus. Mas os robalos e tarpons ficam bem ativos nesse período. Consigo pescar o ano todo no Nordeste, mas algumas modalidades ficam limitadas durante a estação chuvosa.

Pepe Mélega: O peixe no frio fica mais difícil, mas não faz greve. Por ficar mais complicado sua captura acaba por desanimar os pescadores – que, por sua vez, fazem greve, se mantendo mais quentinhos e trocando a cerveja por um bom vinho. Mas quem gosta vai à luta. Não tem pescaria ruim por causa de tempo feio ou frio. O que tem é a falta de roupa adequada para enfrentar essas condições pouco favoráveis a nós pescadores.

Juninho: Frio e chuva só espantam o pescador. O peixe está lá, sempre, o frio apenas baixa o metabolismo dele. Com paciência e técnica conseguimos pescar. É bom enfatizar que as iscas de fundo são primordiais, como crankbaits e jigs. No frio pegamos bons peixes. Veja que temos menos quantidades, mas temos mais qualidades nesta época. O pescador não pode fazer greve e deve ir à luta. 

Guilherme Monteiro: Vivo na terra do frio, no Rio Grande do Sul. É lenda que não se pesca no frio. O que existe é uma cultura de acomodação do pescador. O peixe fica mais manhoso, mas podemos empregar técnicas que vão dar certo. Devemos interpretar as dificuldades e aprimorar as técnicas. Nos últimos quatro invernos destaco que fizemos grandes pescarias, mesmo com água bem gelada. 

Alexandre Dick: No inverno que faz mais greve é o pescador. O peixe está lá e precisa comer. Claro que fica mais letárgico, muda a forma de procurar a comida. Na Represa de Itaipu a temperatura fica a 14ºC e o peixe fica bem inativo. No ano passado, na parte mais rigorosa, diversos exemplares morreram. Mas, de modo geral, eu acho o inverno melhor para pescar, porque encontramos grandes exemplares e a temperatura é agradável. 

Para pescar no frio, nada que uma vestimenta adequada e boa estratégia não possam resolver