Vai pescar em dias com as temperaturas mais baixas? Leve estes cinco modelos de artificiais no estojo
Por Alex Koike
Pescar no frio com iscas artificiais não é problema. O peixe está lá, mas em um lugar com uma temperatura mais agradável. Claro que o comportamento muda. Por isso precisamos de algumas estratégias, sobretudo de boas escolhas. Confira, agora, cinco modelos que farão a diferença nos meses de outono e de inverno.
1)Jig – Uma isca que possui um movimento bastante natural e acaba atraindo o peixe. Pode ser trabalhada no fundo e na meia água. No frio, vale a pena apostar no fundo, porque é onde os cardumes estão mais concentrados, em busca de uma temperatura mais confortável.
2)Shad e soft jerk baits – Segue o mesmo princípio do jig. No entanto, a diferença é que ao invés do pelo do jig, existe o trabalho do material plástico, o qual rende uma ação mais realista. Uma vantagem é que muitas delas já contam com essências, o que sempre ajuda a atrair o predador pelo cheiro. Deve ser usado com cabeça de jig.
3)Jumping Jig – A maneira como esta isca afunda é bastante atraente para o predador, uma vez que é “errática”. Ou seja, simula um peixe ferido, uma presa fácil. O brilho também pode ser citado como diferencial. É uma boa pedida no mar e pode ser empregada na pesca ao robalo. Para quem vai em busca do tucunaré, também é indicado!
4)Rattling ou vibration – Conta com grande apelo sonoro. Este barulho pode ser bastante atrativo para o peixe, que mesmo distante pode se dar conta da presença da “presa”. A vibração destas iscas também ajuda. Funciona muito bem para a pesca de traíras no frio.
5)Iscas de barbela suspending – É a tradicional isca de meia água. Porém, ao parar de ser recolhida, permanece na mesma profundidade. Um ponto interessante, porque a isca fica na zona de ataque do predador por mais tempo. O trabalho básico dela é com toques de ponta de vara mais longo. Dois ou três toques, pausa. Assim sucessivamente. É fundamental também levar um modelo com a barbela mais longa. Faz muito sucesso com o tucunaré.