Cinco iscas artificiais para pescar no frio

Vai pescar em dias com as temperaturas mais baixas? Leve estes cinco modelos de artificiais no estojo

Por Alex Koike

Pescar no frio com iscas artificiais não é problema. O peixe está lá, mas em um lugar com uma temperatura mais agradável. Claro que o comportamento muda. Por isso precisamos de algumas estratégias, sobretudo de boas escolhas. Confira, agora, cinco modelos que farão a diferença nos meses de outono e de inverno.

1)Jig – Uma isca que possui um movimento bastante natural e acaba atraindo o peixe. Pode ser trabalhada no fundo e na meia água. No frio, vale a pena apostar no fundo, porque é onde os cardumes estão mais concentrados, em busca de uma temperatura mais confortável.

2)Shad e soft jerk baits – Segue o mesmo princípio do jig. No entanto, a diferença é que ao invés do pelo do jig, existe o trabalho do material plástico, o qual rende uma ação mais realista. Uma vantagem é que muitas delas já contam com essências, o que sempre ajuda a atrair o predador pelo cheiro. Deve ser usado com cabeça de jig.

3)Jumping Jig – A maneira como esta isca afunda é bastante atraente para o predador, uma vez que é “errática”. Ou seja, simula um peixe ferido, uma presa fácil. O brilho também pode ser citado como diferencial. É uma boa pedida no mar e pode ser empregada na pesca ao robalo. Para quem vai em busca do tucunaré, também é indicado!

4)Rattling ou vibration – Conta com grande apelo sonoro. Este barulho pode ser bastante atrativo para o peixe, que mesmo distante pode se dar conta da presença da “presa”. A vibração destas iscas também ajuda. Funciona muito bem para a pesca de traíras no frio.

5)Iscas de barbela suspending – É a tradicional isca de meia água. Porém, ao parar de ser recolhida, permanece na mesma profundidade. Um ponto interessante, porque a isca fica na zona de ataque do predador por mais tempo. O trabalho básico dela é com toques de ponta de vara mais longo. Dois ou três toques, pausa. Assim sucessivamente. É fundamental também levar um modelo com a barbela mais longa. Faz muito sucesso com o tucunaré.

Com estas cinco iscas artificiais, sua pescaria no frio estará garantida!