Ibama apreende meia tonelada de pescado em operação no Araguaia

Flagrante se deu no final de maio com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso

O Ibama apreendeu meia tonelada de pescados durante uma operação contra pesca e caça ilegais em áreas protegidas no Vale do Araguaia, região de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso. Foram encontradas também 18 tartarugas e apreendidas 14 canoas com motores de popa.

A operação se deu no final de maio. No entanto, a divulgação se deu apenas no último dia 10 de junho. Outro detalhe é que o Ibama informa que foram encontrados pirarucus, mas na foto divulgada aparecem pirararas.

De acordo com o órgão, “realizada com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar do estado, a Operação Rios Federais II permitiu a identificação de ranchos irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e pousadas funcionando em desacordo com a legislação”.

Cinquenta pessoas foram flagradas em atividades irregulares.

As tartarugas foram devolvidas à natureza e o pescado doado para projetos sociais em Novo Santo Antônio (MT), Barra do Garças (MT) e para aldeias indígenas.

Ibama fez operação no final de maio e encontrou diversos pescados abatidos por crime de pesca ilegal (Foto: Divulgação Ibama)