Pescaria de atuns no popper

Em Sergipe é possível fisgar estes gigantes do oceano com iscas de superfície

Por Leandro Marin

Para fazer a pescaria de atuns no popper, separei dois equipamento pesados para pincho, varas de no mínimo 8”,  para PE #6  #10 com casting de 120 a 200 g, molinetes que comportam 300m de PE#8, com líder de 170 lb de naylon. 

Apesar do atum enxergar muito bem, acabei usando o líder de naylon, pois é mais macio e facilita o pincho, tendo menos atrito com os passadores. O ideal seria usar fluorcarbono que fica menos visível na agua, mas é um material mais duro e pode causar muito atrito quando usamos grandes popper. Isso pode causar grandes estragos nos passadores.

Eu opto por varas mais longas que são mais confortáveis para arremessar e tem uma maior flexibilidade na hora da luta com o peixe. Isto é melhor para as costas, porque causa menos desgastes ao pescador, porém as lutas são mais longas. Quando usamos varas mais curtas conseguimos diminuir o tempo de luta. Isso causa um desgaste físico muito maior ao pescador. Mas como fazemos pescarias de 48h, o ideal é poupar as forças ao máximo. 

Nesse tipo de pescaria temos que pinchar longe, por isso também opto pelo uso de varas longas. Quanto maior a área de trabalho do popper mais chance de engatar os tunas. Devemos alternar o trabalho para descobrir a maneira que o peixe está comendo; ora com puxadas mais vigorosas com pausas, causando barulho e um grande splash, ora com puxadas mais suaves e longas, deixando apenas um rasto de bolhas.

O trabalho mais eficaz na opinião do capitão Robério, o “cachorrinho”, é com puxadas curtas e rápidas, sem deixar o popper parar, chamando a atenção do peixe pelo barulho e pelo rastro de bolhas deixado na água.

Como toda pescaria o ideal é alternar os trabalhos e manter a insistência. Estamos pescando em uma profundidade muito grande (2.000 m), então nem sempre é fácil fazer o peixe sair das profundezas para atacar a sua isca. 

Manter a atenção na atividade dos peixes ao redor da plataforma é muito importante para direcionar os pinchos. Os tunas costumam atacar peixes forrageiros longe da plataforma. Se estiver esperto e pinchar próximo aos ataques, as chances de ter uma “explosão no seu popper” aumenta consideravelmente.

Mais emoções

Nessa pescaria eu tirei dois peixes grandes no popper. O barco todo fisgou e embarcou seis peixes. Eu estava realizado. Que pescaria sensacional. O que mais me deixava feliz era que sete dias depois eu estaria de volta, para mais um round emocionante. 

Virei um louco alucinado por aqueles atuns. Em 40 dias, fui quatro vezes no mesmo lugar. Tirei muitos peixes a cima de 50 kg no popper, mas ainda estou na expectativa de fisgar um monstro no pincho.

Capturar uma “fera” destas no popper é uma missão bastante emocionante