Como saber o nível d’água dos rios onde vou pescar?

Ter conhecimento prévio desta informação irá ajudar na escolha das melhores iscas e a escolha do equipamento

Uma das maneiras mais simples é consultar operados de turismo locais e guias da região. Porém, nem sempre as informações são confiáveis.

Por isso indicamos dois portais que disponibilizam os níveis d´água das principais bacias do Brasil: Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) – www.ons.com.br e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – www.cprm.gov.br.

Na página do ONS, o pescador deve procurar “nível dos reservatórios” na barra de rolagem que se encontra no centro dela. Basta um clique para outra página ser aberta com o título “volume útil dos principais reservatórios”.

O internauta pode escolher o reservatório, o período e até mesmo fazer comparações com os níveis de vários anos.

Já o site do CPRM é indicado para quem pretende pescar nas bacias Amazônica e do Pantanal Mato-grossense. Para acessar os relatórios desse portal, o internauta deve clicar em “recursos hídricos” e depois em “recursos hídricos superficiais”. Uma nova página será aberta com diversas explicações sobre os períodos de enchente e de vazante.

Logo em seguida é feita a escolha de uma das bacias possíveis de consulta. Se a opção for pelo link “Manaus”, o internauta é direcionado para outra página na qual ele deve acessar “monitoramento hidrológico das bacias dos rios Negro, Solimões e Madeira”. Nessa tela aparecerão diversos boletins com dados sempre atualizados sobre os níveis d´água.

Vale lembrar que mesmo estando em um nível bom nem sempre a pescaria pode ser do jeito que imaginamos. Por isso também é importante investir em equipamentos e técnicas diferenciadas.

Conhecer o nível d’água do local onde vai pescar de maneira antecipada é uma boa alternativa (Foto: Pepe Mélega)