Torneio de pesca em parque é cancelado para evitar “danos” às tartarugas

Campeonatos que promoviam pesque-e-solte em espaço municipal se davam várias vezes por ano

Por Lielson Tiozzo

Um torneio de pesque-e-solte foi cancelado para preservar as tartarugas do parque onde se daria. O fato se deu em Ciudad Juaréz, no México, e frustrou muita gente. Os campeonatos de “Pesca y suelta” eram considerados um sucesso na cidade e o próximo se daria no dia 20 julho.

O Parque Central Poniente é um local muito frequentado da Ciudad Juarez. Os torneios sempre reuniram pescadores. O problema é que as tartarugas que habitam o local acabavam atacando as iscas. E, ainda que fossem soltas, algumas acabavam morrendo por conta dos maus tratos no momento de tirar o anzol.

“No momento, todos os torneios estão cancelados no parque. Nós estamos conversando com diversas instituições e buscando apoio para promover o pesque-e-solte. Mas não queremos causar danos a outros animais. Devemos cuidar da fauna e sobretudo das tartarugas que habitam o parque”, explica o presidente da Liga Municipal da Pesca, Juan López, em entrevista ao site do jornal El Mexicano.

No último torneio realizado no parque, López conta que quatro tartarugas foram capturadas. Ele fez questão de estar presente e garante ter orientado os pescadores sobre como manipular os animais, sem feri-los.

Não se sabe, ainda, se a Liga Municipal irá procurar outro lugar para promover os torneios ou se irá tentar encontrar uma solução para não expor as tartarugas.

Pelo menos quatro tartarugas haviam sido capturadas no torneio anterior que se deu no mesmo parque