Homem é multado em R$ 34 mil por ostentar matança de pacus em rede social

Chefe de grupo, com garrafa de whisky e tudo mais, publicou vídeo e acabou flagrado pela Polícia Ambiental

Um homem foi multado em R$ 34 mil por ostentar nas redes sociais a captura de 100 pacus. Ele foi flagrado pela Polícia Militar Ambiental de Bela Vista (MS), em sua casa. Os demais participantes da gravação estão sendo procurados.

De acordo coma PMA, o chefe do grupo de pescadores detalhava no vídeo que eles tinham capturado em torno de 100 peixes da espécie pacu e os mostrava no vídeo e fotos. Ele ainda nominou mais três pescadores que estariam no grupo. E fazia questão de comemorar ostentando uma garrafa de whisky.

Utilizando as imagens e os detalhes, a PMA localizou a área onde se deu pescaria ilegal e identificou o chefe do grupo que falava no vídeo. Procurado no local de residência, os policiais foram informados de que o homem não estava no local e “que vive mais no Paraguai”.

A PMA considerou o peso médio de 2 kg por exemplar de peixe capturado, o que daria um total de 200 kg de pescado. Isto seria, portanto, acima da cota permitida que é de 5 kg mais um exemplar e cinco piranhas por pescador.

“Em resumo, os quatro pescadores poderiam ter matado no máximo 28 kg daquela espécie de pescado, o que daria pelos cálculos metodológicos utilizados, apenas 14 exemplares”, explica a PMA, em nota.

Todos os demais participantes da pescaria estão sendo procurados. Os autuados responderão também por crime ambiental de pesca predatória. Se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de detenção.

Homem não fez questão alguma de ostentar a matança de pelo menos uma centena de pacus no MS