Dez dicas de como fazer a manutenção caseira da carretilha

Especialistas que participam da Bassmaster Classic revelaram o que fazem com seus equipamentos

Todo pescador deve ter cuidados com a carretilha. No entanto, não adianta querer fazer uma manutenção doméstica, sem ter os devidos cuidados. O emprego de um aparelho errado ou a escolha de um olho diferente pode causar danos ao equipamento. E, sobretudo, prejuízos.

Separamos dez dicas de cuidados com a carretilha vindas de especialistas da Bassmaster, a entidade que organiza os maiores torneios de pesca do mundo nos Estados Unidos

1)Escolha as ferramentas adequadas

Você precisará de duas pequenas chaves de fenda – uma cabeça de fenda e uma Phillips – junto com um par de pinças e uma escova de dentes velha, para limpar o carretel. Se você tiver a chave e a lista de peças que veio com a bobina, mantenha-as à mão também.

2) Escolha os suprimentos de limpeza adequados

Consulte o fabricante para saber quais materiais podem ser empregados. Caso tenha o manual do produto, certifique-se. Não use nada que possa provocar a corrosão ou a oxidação.

3) Se remover o carretel, faça com muito cuidado

Quando você desmontar sua carretilha, coloque as partes em uma superfície lisa e limpa. Coloque uma fita adesiva sob as peças e numere cada uma ao removê-la. Dessa forma, você será capaz de colocar tudo de volta sem se esquecer da ordem.

4) Detalhe da remontagem

Ao reinserir as peças que foram limpas ou trocadas, segure a carretilha com a mão correta. Se ela for de manivela direita, a mão deve ser a esquerda. E assim por diante. Dessa forma, tudo fica orientado e montado corretamente.

5) Nunca coloque metal contra metal

Todas as peças do carretel são projetadas de metal para fibra. Lembre-se disso.

6) Use uma pinça para manusear molas e grampos de arame

Isso vai impedi-los de voar por todo o lado e talvez se perder.

7) Remova toda a linha da carretilha

Ou prenda a ponta com uma fita adesiva antes de tirar o carretel. Se não, a linha poderá enroscar e causar problemas.

8)Nunca use solventes

Esqueça empregar algum solvente para remover a sujeira e a gordura das peças da carretilha. Isso derreterá os plásticos. Use um produto biodegradável e uma escova de dentes que não machuque o plástico ou as partes de fibra.

9)Lubrifique as engrenagens

Aplique graxa no fundo dos dentes, não no topo. Aplicar graxa na parte superior dos dentes fará com que as engrenagens joguem a graxa em todos os lugares. Além disso, não coloque a graxa por todo o lugar, um revestimento leve é tudo que você precisa. Use um palito ou um pincel pequeno.

10) Limpe os rolamentos com fluido de isqueiro

Isso removerá toda a sujeira e o grunge deles. Depois que eles estiverem limpos, certifique-se se eles estão girando bem. Aplique uma gota por rolamento. Novamente use um palito de dentes.

Depois de tudo isso, verifique se a carretilha está normal. Se o funcionamento é o mesmo que o esperado. E, obviamente, se o problema que incomodava, foi solucionado.

Fazer a manutenção da carretilha em casa é uma boa pedida para um dia sem pescaria