Recorde do bagre catfish completa 55 anos sem sofrer ameaças

Exemplar de 26.3 kg foi pescado em 1964 num reservatório da Carolina do Sul (EUA)

O recorde do bagre catfish (Ictalurus punctatus), também chamado de “bagre-americano”, completou exatos 55 anos no último dia 7 de julho. O aniversário de recorde chamou atenção da revista Wide Open Spaces, ainda em 2018, quando citava que “que quase todos os recordes mundiais de bagres foram quebrados, às vezes mais de uma vez nos anos seguintes.”.

O autor da façanha é o americano W. Whaley. A captura do exemplar de 26.3 kg se deu no reservatório Santee-Cooper, na Carolina do Sul (EUA). Segundo o site da IGFA, foi usado um jig de bucktail – o que chama mais ainda atenção, já que atribuem à espécie a fama de somente atacar iscas naturais ou vivas. 

No Brasil o catfish costuma ser encontrado em pesqueiros. Por ser um bagre muito resistente, ele consegue se desenvolver rapidamente na água com pouca oxigenação. É muito comum ele ser inserido nas represas para controlar a população de tilápias e outras espécies forrageiras, as quais, sem a presença de um predador, tomam conta.

Vale lembrar que há cerca de 6 anos os catfish acabaram introduzidos no Rio Turvo, um afluente do Rio Grande, no interior de São Paulo, e hoje são considerados “pragas”. Por não terem predadores, acabaram dominando e se procriando em larga escala. 

Quem já viu um cat-fish de mais de 25 kg? Provavelmente, seria candidato a recordista…