Cinco dicas de etiqueta na pesca

Seguir algumas condutas é válido para manter a paz na pescaria

Não é só no dia-a-dia que precisamos de educação e de bons comportamentos para manter a harmonia de um ambiente. Você sabia que existe etiqueta de pesca? 

“Etiqueta” é um conjunto de normas de conduta social. No caso da pescaria, vale à pena seguir algumas regras para apenas disfrutar aquele momento tão aguardado. Confira cinco dicas! 

1 – RESPEITE O GUIA

O guia de pesca contratado é a melhor pessoa indicada para emitir opiniões sobre as ações, as iscas e até mesmo a tralha. Se ele sugerir que naquela determinada situação você deve usar uma isca soft, e de fundo, não teime e queria usar a sua isca de superfície “matadeira”. Ela pode ser válida em algum momento, mas ouça o “capitão do barco”. Certamente terá mais capturas! 

2 – RECOLHA E FOTOGRAFE

Seu parceiro fisgou? Recolha. Evite a possibilidade de sua linha enroscar na dele e até resultar na perda do peixe por parte do seu companheiro. O melhor é tomar uma câmera e filma-lo ou fotografa-lo. Registre tudo até o momento da soltura. No entanto, se houver possibilidade de dublê, seja prudente e avalie muito bem a situação para não prejudicar quem pesca com você.

3 – NÃO ARREMESSE NO MESMO PONTO

“Atravessar” o parceiro significa fazer o arremesso primeiro no ponto que ele já está se preparando.  Significa não respeitar o posicionamento do companheiro que está numa extremidade do barco  e seu arremesso faz com que as linhas se cruzem. Isto pode gerar muitos conflitos e fazer com que a pescaria tenha uma enorme perda de rendimento. Arremesse sempre onde vai apenas lhe favorecer e nunca “atravesse” o companheiro.

4 – NÃO MINTA 

Mentir, em qualquer situação, é um mal. Na pesca isso significa falta de lealdade com você mesmo e de desrespeito com seu interlocutor. Se a pesca estiver fraca, assuma. Se não teve ação, não diga que aquele “quase enrosco” foi um ataque mal sucedido do peixe-alvo. Não chegue para os demais parceiros de aventura, mas que não compartilham o mesmo barco, que arrasou naquela manhã, quando, na verdade, você não fisgou nada.  Trocar informações verdadeiras com qualquer envolvido na pesca é, certamente, muito mais produtivo.

5 – NÃO COMPITA, SEJA PARCEIRO 

Não queira se vangloriar do parceiro por ter conseguido mais capturas. Amanhã, pode ser a vez dele. Estão,  surgirá um ciclo no qual ambos deixarão de se ajudar e de curtir. A pescaria só vai ser boa para quem “vencer”. Se existe o desejo de competir, o melhor a fazer é participar de um torneio. Portanto, neste caso,  treine com seu parceiro e não queira torna-lo um concorrente.

Respeite o guia, a natureza e fique atento aos seus amigos. Aproveite a pescaria!