Como empregar iscas artificiais micro no pesqueiro

Caso o local que você vai pescar permita, o emprego deste material renderá boas capturas e a esportividade é garantida

Por Juninho

Diversas espécies podem ser pescadas com iscas artificiais micro no pesqueiro. Mas leve em conta que muitos estabelecimentos proíbem o emprego de artificiais ou fazem rodízio de horário, a fim de evitar problemas como enroscos.

Para pescar tilápia com isca micro, o correto é usar um molinete. Se vai com carretilha, escolha uma vara lenta e deixe a isca mais distante da ponta da vara, cerca de uns 30 cm, para fazer com que o movimento do braço, mais essa distância, carregue ainda mais a vara e consigam arremessar uma isca de 3 g, por exemplo. Use linhas de 30 lb (0,23mm) de multifilamento neste caso, o que também irá ser favorável.

Fique atento às garateias. Caso vá pescar tambaquis, elas precisam ser reforçadas. As farpas devem ser sempre amassadas.

O trabalho da isca deve ser lento e com muita atenção, sobretudo se for em busca das tilápias, que são bem manhosas e atacam com sutileza. Já a fisgada deve ser calma, segurando a carretilha e executando uma puxada lenta, com a ponta da vara para trás. O tamba é um pouco mais voraz e acaba, muitas vezes, se fisgando sozinho.

Nunca trabalhe correndo com a ponta de vara, porque pode enroscar e machucar o peixe.

Gosto muito da isca Mini Pinda da Aicás e da Baby Gold. As cigarrinha da OCL e Albatroz são excelentes para o tamba também.

Quando for pescar na superfície, o ideal é enxergar o “alvo”. Arremesse a isca a cerca de um ou dois metros na frente do peixe, na direção que ele vai, e ter calma. Não existe padrão de ataque, porque o tamba pode ser voraz ou sutil, depende de cada dia.

Gosto também de usar grubs com jig head de 5 g. Deixo tocar o solo e venho trabalhando lentamente. O camarão soft também é indicado e os tambas costumam ataca-lo na caída.

Cito também as iscas vibration, como a Serelepe da Deconto (3.5 ou 6.5g), que pode ser com cores metalizadas ou preta. O trabalho deve ser arremessar, deixar tocar o fundo, puxa a ponta da vara, recolhendo um pouco e repetindo este movimento. Deve ser um trabalho mais lento possível. É sensacional!

Mesmo os pacus estão propensos a atacar as iscas artificiais do tipo micro em pesqueiros