Técnica usada para carpas serve para pescar curimbas

O emprego do chuveirinho usando massa como isca funciona no rio

Por Maicon Bianchi e Juninho

A pescaria de carpas com o “chuveirinho” em pesqueiros é muito comum. Sobretudo em épocas frias. Mas sabia que está técnica também serve para pescar curimbas nos rios?

Existem no mercado vários modelos de chuveirinhos para a pescaria do curimbatá. Nós utilizamos os modelos com apenas três anzóis do tipo Chinu de número 3 e linha de náilon.

Amarre a linha do carretel direto no girador do chuveirinho, sem a utilização de chumbo. A apresentação da isca fica mais natural – a não ser que o local de sua pescaria exija a utilização de chumbo.

Na hora em for dar textura na massa, sempre adicione a água do próprio rio. Água com cloro e outros produtos podem fazer a diferença e prejudicar o resultado.

Em algumas técnicas de pesca, usamos algum produto para levar a isca até onde o peixe está. Já vi usarem desde copo plástico e de papel, o que não é ideal por poluir o meio-ambiente. Por isso utilize produtos biodegradáveis ou encontrados na natureza, como o aguapé.

Se você usar a montagem sem peso (chumbo), pegue um aguapé grande e retire o talo. Introduza um dos anzóis na ponta da folha. Em seguida, solte na água até o local desejado. Depois, é só segurar a linha até ela esticar e dar um leve toque, pois o anzol introduzido irá rasgar a folha do aguapé, apoitando a isca.

Agora, se for usar o peso, introduza a chumbada no “bulbo” do talo, ou seja, no local mais gordo do talo. Em seguida, solte na água até o local desejado e segure a linha até esticar e dar um leve toque, que o chumbo soltará.

Para finalizar, lembre-se que a boca do curimbatá é muito mole. Por isso, tome cuidado na hora da puxada e do embate com o peixe. Não force demais, pois a boca pode rasgar e o peixe escapar. Mantenha a calma e a fricção do equipamento mais solta.

Os curimbas proporcionam sempre uma boa briga quando fisgados

Vale a pena experimentar

A técnica do chuveirinho utilizada por nossa equipe se fez muito eficiente e simples em seu manuseio. A massa colocada na mola suporta os arremessos e os anzóis são eficazes e certeiros nas fisgadas.

Massa

Ingredientes

Ração de peixe triturada
Quirela fina
Farinha de trigo

Preparo
Deve ser feito com algumas semanas de antecedência, uma massa de farinha de trigo e deixamos em saco plástico para azedar. Em seguida, misturamos com a ração de peixe triturada e a quirela fina, até conseguir uma textura homogênea , nem muito mole, nem muito dura.

A distribuição da massa no chuveirinho deve ser feita da mesma maneira que a empregada para carpas