Barquinho “de brinquedo” é ferramenta muito útil para alcançar os melhores pontos de pesca
Por Juninho
Há pouco tempo, adquiri pela internet um barquinho de controle remoto, que a princípio seria usado nas minhas filmagens, para transportar câmeras de ação. Um bait boat. Trata-se de um barco de brinquedo, de controle remoto, com um compartimento para transportar ração.
Depois de refletir, resolvi também utilizá-lo em seu conceito original. Segundo a literatura a respeito, foi desenvolvido para a pesca de carpa na Europa. Mas, aqui no Brasil, se encaixa perfeitamente em pesqueiros. Já ouvi que, se essa moda pega, será congestionamento nas águas dos pesqueiros. Vão exigir o Arrais Amador para poder pilotar (risos).
Existem vários modelos de bait boats; alguns mais sofisticados têm até fishfinder acoplado.
Unir o útil ao agradável. Não via a hora de estrear o meu brinquedinho novo! Junto com as mulheres da minha vida: minha esposa e minhas duas filhas, fomos até o pesqueiro perto da minha cidade, que fica no interior de São Paulo.
Meu barquinho, apesar de ser bem simplesinho, desempenhou bem seu papel, levando ração e isca até os pontos mais longos do lago.
Mesmo com água gelada, devido à época do ano, ainda conseguimos bons resultados na pescaria. Foram algumas brigas memoráveis com os fortes redondos.
No entanto, queria deixar registradas algumas sugestões para o uso mais adequado do bait boat:
-Procure saber com antecedência se o pesqueiro escolhido irá permitir o uso do aparelhoAinda que tenha autorização, verifique se o lago não está bastante requisitado. Afinal, ele pode enroscar na linha de algum companheiro e gerar constrangimento
-Faça o uso em lagos grandes, onde realmente é necessária a precisão deste recurso. Em ambientes menores, execute o arremesso manual
-Seja prudente e use o bait boat como uma ferramenta a mais de pesca, evite manobras desnecessárias e o emprego ostentador. Respeite sempre os demais pescadores