Porque sempre devemos empregar líder na pesca com iscas artificiais

Existem algumas vantagens que devem ser levadas em conta ao pescar com líder

Por Gustavo dos Reis Filho, Gugu

Eu sempre uso líder quando pesco com iscas artificiais, pois como ele cria uma seção com maior diâmetro e resistência na parte final entre a linha e a isca, passa a ser de grande ajuda em inúmeros casos, como, por exemplo:

-Para dar maior proteção contra eventuais rompimentos causados por atritos em paus e pedras, bem como a parte áspera e dentes da boca de peixes.

-No meu caso, que sempre uso linhas com cores vivas, o líder (de náilon transparente ou fluorcarbono) deixa a ligação entre a linha e a isca com pouca visibilidade para os peixes, o que, a meu ver, dá à isca com uma apresentação mais natural.

-Facilita o manuseio do equipamento nos momentos finais para dominar e embarcar os peixes.

Sempre saio de casa com os líderes prontos e torço para que eles agüentem firmes durante todo o dia de pescaria, principalmente quando estou usando linhas de monofilamento, pois uno os líderes a elas com solda (não é cola, pois as linhas se fundem) de acido fênico.

O resultado dessa fusão é uma união perfeita com 100% de resistência e que não causa atrito nos passadores da vara, mas, por outro lado, exige um tempo de cura demorado, o que impossibilita a sua confecção durante o dia de pescaria. Nesse caso (linha mono), quando eventualmente perco o líder ato um novo à linha principal com o nó Albrigt. Quando uso multifilamento os líderes são sempre atados com o nó SF (gangrena) e, se perco algum durante a pescaria, ato outro.

Uso náilon transparente com alta resistência em relação ao diâmetro. A minha preferência é pela Super Raiglon. Normalmente, para essa finalidade, uso uma linha que tenha diâmetro 50% maior que o da linha principal.

Sempre faço o líder com um comprimento que no momento do arremesso deixe a solda ou o nó alguns centímetros fora do molinete ou carretilha. Para me auxiliar levo tesoura serrilhada, dessas que cortam multifilamento com facilidade, e alicate de bico chato.

Quanto ao atrito do nó com os passadores, realmente ele é difícil de ser eliminado. Podemos amenizá-lo um pouco caprichando na confecção dos nós, mas, para acabar com ele em 99%, só usando linha mono e soldando o líder.

Gugu não abre mão de empregar os líderes na pesca com iscas artificiais