Marinha oferece previsão meteorológica detalhada para quem vai pescar

Para os próximos dias, já está em vigor um alerta de ventos fortes nas regiões Sul e Sudeste

Quem costuma pescar no mar não deve deixar de consultar a previsão meteorológica. Quem faz o alerta é a Marinha do Brasil. Preocupada com quem navega, a armada disponibiliza pelo menos três serviços on-line com dados atualizados sobre toda a costa brasileira. Ventos, ondas e até mesmo avisos sobre fortes temporais estão à disposição de maneira gratuita para que ninguém saia desprevenido.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico que pode ser acessado clicando aqui!

Além disso, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, confira aqui, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS. O app foi desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

O alerta mais recente dá conta de que ventos fortes devem atrapalhar a navegação nas regiões Sul e Sudeste. A intensificação dos ventos na borda de um sistema de alta pressão, associada à atuação de áreas de instabilidade em níveis médios e altos da atmosfera no interior do continente, poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), nas proximidades do litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Ubatuba (SP), e Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), até o dia 26 à tarde.

Posteriormente, a passagem de uma nova frente fria poderá resultar em ventos de direção Noroeste a Sudoeste rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC), e Paraná, ao sul de Guaratuba (PR), no dia 27 entre a manhã e a noite. A aproximação dessa frente fria poderá ocasionar ventos de direção Leste a Nordeste rondando para Noroeste a Oeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), nas proximidades do litoral do estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo (RJ) e ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), entre o dia 26 à noite e o dia 27 à noite.

O mesmo sistema poderá suscitar ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, entre 3,0 e 4,0 metros, nas proximidades do litoral dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 27 pela manhã e o dia 28 pela manhã.

Por fim, devido ao transporte de ar quente sobre temperaturas da superfície do mar relativamente mais frias, há condições favoráveis à ocorrência de nevoeiros esparsos nas proximidades do litoral do estado do Rio Grande do Sul, ao sul de Tramandaí (RS), no dia 26 entre a madrugada e a noite.

Não saia para pescar ao mar sem antes consultar os serviços meteorológicos on-line que a Marinha do Brasil oferece