Quatro vantagens e duas desvantagens da pesca com iscas artificiais

Muitos pescadores já aderiram ao bait casting e, por isso, precisam levar em conta estas informações

Por Lielson Tiozzo

A pesca com iscas artificiais ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Existem diversos modelos, os quais possuem funções diferentes e são atrativos para diversas espécies. Mesmo os materiais de produção são variados: metal, plástico, borracha e madeira.

Quem ainda não experimentou a pesca com iscas artificiais deve ter conhecimento das vantagens e de algumas desvantagens sobre elas.

Quatro vantagens das iscas artificiais:

1-Elas são mais organizadas: se você colocar todas em estojos as separando por peso, função e até mesmo cor não terá problemas para manejá-las. Também são mais “limpas” – não sujam as mãos do pescador, por exemplo (isto não é frescura).

2-Permite uma cobertura maior: você nunca fica totalmente estático com a isca artificial. Pode efetuar diversos arremessos e explorar um ponto de pesca em diversos ângulos e perspectivas, o que aumenta a chance de atrair o predador.

3-Você pode ser mais seletivo: porque ao escolher determinado modelo, pode chamar atenção da espécie que possui como característica o ataque àquela determinada “refeição”. Uma isca de superfície pode ser útil para atrair o tucunaré, por exemplo, mas tem poucas chances de ser atacada por um bagre.

4-Permite uma rápida mudança: caso o modelo escolhido não esteja funcionando, rapidamente você pode escolher outro que fará outro tipo de ação. Por isso é importante levar diversas iscas e até mesmo ter à disposição mais de um equipamento adequado para melhor “trabalhá-las”.

Duas desvantagens:

1-Custa mais caro: se o pescador comparar os custos para possuir um estojo de iscas atualizado e bem variado com o de comprar iscas naturais, vai desembolsar mais com a primeira opção. Porém, ainda que esta seja uma desvantagem, pense na durabilidade de uma artificial. Um jig (de qualidade) pode durar cinco ou seis boas pescarias, já uma isca viva ou natural rende uma ação. Detalhe: esta durabilidade é apenas uma estimativa prudente, porque uma isca pode durar muito mais ou muito menos, dependendo do peixe pescado ou mesmo dos cuidados do pescador.

2-Podem ser perdidas facilmente: ninguém se importa muito de perder uma isca viva ou natural. Mas a isca artificial fica sujeita aos temidos enroscos, mesmo em árvores. Alguns pescadores criam “romances” com as favoritas. Se a isca fica presa junto ao fundo, então, o adeus é quase certeiro. Infelizmente o pescador vai ter que lidar com esta possibilidade, sobretudo se escolher um local repleto de estruturas – geralmente os mais piscosos.

Um estojo de iscas artificiais com modelos variados permite ao pescador uma ampla possibilidade de capturas