Fica uma dica para quem quer aproveitar a época que se aproxima, em que temos verão, férias escolares e proibição da pesca por conta da piracema
Verão, sol quente e muito calor. Ao mesmo tempo, proibição da pesca por conta da Piracema, a época de reprodução dos peixes, até o final de fevereiro. Todos esses elementos somados podem se converter em uma dúvida na cabeça do pescador: aonde e como fazer para ir pescar “sossegado”. Uma boa pedida é apostar numa pescara noturna num pesqueiro.
Um bom pesqueiro muitas vezes nem está longe de casa e ainda oferece muito conforto, até para levar toda a família. Não que as noites da Estação mais quente do ano não sejam abafadas, mas certamente o clima é mais agradável, permitindo, inclusive, um melhor rendimento.
Existem vantagens de pescar durante a noite nos pesqueiros. Muita gente já percebeu que os peixes ficam mais ativos por motivos variados.
Os redondos e espécies de escama em geral têm o costume de aproveitar a baixa luminosidade e a temperatura mais amena para se alimentar.
Já os bagrões geralmente se aproximam das margens para atacar tilápias ou lambaris, proporcionando um ótimo momento para o pescador tentar fisgá-los.
Ao mesmo tempo, quem aproveitar essa dica de pesca deve ficar ligado em quais equipamentos levar. Embora os pesqueiros tenham postes de iluminação em volta das represas, é sempre prudente levar lanternas, se possível usar boias com recursos luminosos e luzes químicas para serem inseridas na ponta da vara, facilitando a identificação da presença do peixe na linha.
Outro recurso para esse caso se dá pelo emprego de sinos. A aplicação de repelentes anti-insetos também se faz muito necessária.