4   +   9   =  

Pesca esportiva vira assunto no Senado e população poderá questionar

Audiência pública convocada por senadora de Mato Grosso do Sul deve contar com a participação de presidente da Embratur e de secretário de Aquicultura e Pesca

Por Lielson Tiozzo

O turismo da pesca esportiva será o tema de uma audiência pública que se dará em Brasília nesta quinta-feira, 24, às 10h. O evento será interativo e todo cidadão poderá enviar perguntas por meio da página do Senado (clique aqui).

A audiência foi um pedido da senadora, Soraya Thronicke (PSL), quem é presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Vale lembrar que Mato Grosso do Sul, o estado que ela representa, vive a iminência da implementação da cota zero do transporte do pescado para amadores.

“O objetivo é analisar as novas diretrizes relacionadas ao desenvolvimento da pesca e do turismo que estão sendo alavancadas pela Secretaria da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento junto com a Embratur, para o aprimoramento e o crescimento econômico pesqueiro e turístico do nosso Brasil”, explicou Soraya, na solicitação para a audiência pública.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, foram convidados.

O senador Paulo Rocha (PT), do Pará, promete fazer questionamentos à bancada aliada do governo federal. Ele entende que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a transformação de áreas preservadas em pontos de exploração turística não é um caminho seguro. Seif Júnior e Machado Neto já se manifestaram favoráveis à proposta do presidente.

“Vejo com reservas iniciativas nesta direção, pois temos as questões de preservação ambiental, em que pode-se destruir todo um ecossistema pela pesca turística. Da mesma maneira, a entrada desordenada de turistas é problemática. Qual o retorno às populações envolvidas?”, questiona o parlamentar, em entrevista à Agência Senado.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) conta com 17 senadores, sendo cinco deles alinhados com a oposição.

Turismo da pesca é tema entre Senadores e líderes do turismo e da pesca no Brasil