Por que a traíra é conhecida como “peixe de ponto”?

Espécie é territorialista. Por isso, o pescador deve levar em consideração este costume para ter mais capturas

Por Lester Scalon

A traíra é um peixe que podemos classificar como “peixe de ponto”, aqueles que sempre estão no mesmo local do rio ou do lago. Variando muito pouco a sua movimentação. Essa movimentação ocorre com maior percepção para o pescador de acordo com o nível da água no “ponto de pesca”, com sua turbidez , com a temperatura ou época do ano, e com a hora do dia.

Normalmente é um peixe que prefere águas rasas, mas quando a temperatura esfria um pouco seja por uma frente fria ou época do ano, ou hora do dia, a tendência da traíra é procurar uma zona de melhor conforto de temperatura.

Por isso, quando esfria, ela vai para uma profundidade um pouco maior onde a água normalmente está mais quente. É justamente quando elas estão numa profundidade um pouco maior que o uso das cranck baits se tornam a melhor opção.

Quando decidimos usar uma isca cranck bait é porque já avaliamos a situação daquele momento da pescaria, e sentimos a necessidade da sua utilização.

Mas qual a cranck devemos usar? Isso vai depender da profundidade do local onde achamos que elas estão. Nesta situação um sonar cai como uma luva, se não tiver tem que ser no bom senso mesmo.

Tenha sempre várias opções de cranck baits na sua tralha, e o objetivo principal é encontrar a isca que vá o mais próximo do fundo possível, pois as traíras normalmente ficam no fundo escondidas nas estruturas e sombras, caçam de tocaia, então quanto mais perto a isca passar do seu ponto de espreita maior a chance do ataque. Lembrando que se tiver muita pauleira no fundo a isca tem que passar por cima e não ir tão fundo, senão vai enroscar.

A traíra costuma marcar território e usar as estruturas para fazer emboscadas