Dicas gerais para pescaria de piraíba, o maior peixe de couro do Brasil

Espécie pode ser pescada na região amazônica e também no Rio Araguaia, no centro-oeste

A pescaria de piraíba pode ser considerada técnica. O resultado sempre acaba sendo emocionante. A melhor época é depois da formação dos canais e bancos de areia no Rio Araguaia, que geralmente se inicia no final do outono e início do inverno. Este período é aquele em que o nível da água já diminuiu bastante e facilita a localização das feras com maior precisão.

Nessa época, as piraíbas procuram canais mais profundos, logicamente margeados pelos grandes bancos de areia. Identificado o canal, desça a linha no ponto de maior profundidade e suba com a embarcação descarregando o carretel em vez de arremessar, para posicionar melhor a isca. Espere até uma hora em cada ponto.

Nas horas mais frescas, início e fim de dia, vale a pena parar em áreas mais rasas, com no mínimo um metro de profundidade. Apesar das piraíbas chegarem a incríveis 200 kg de peso e 2,5 m, esses peixes vão a áreas de pouca profundidade em busca de cardumes de curimbas, jaraquis, matrinxãs e piaus.

Para fisgar esse incrível animal use varas de até 6´6” para linhas de até 80 a 120 lb, linha de monofilamento de 0,90 mm, pesos de 50 a 80 g, encastoado de 120 lb com girador de boa qualidade, anzóis 10/0 a 12/0, carretilha de perfil redondo que comporte pelo menos 200 m de linha 0,90 mm de monofilamento.

A piraíba é um dos maiores peixes encontrados nos rios do Brasil