Albatrozes podem ser aliados no combate à pesca predatória

Aves equipadas com tags enviaram o posicionamento de 353 barcos de pesca; pelo 65% deles apresentavam condições irregulares

Por Lielson Tiozzo

Pesquisadores franceses descobriram que os albatrozes podem ser importantes aliados no combate à pesca predatória no Oceano. Graças aos sistemas de tagueamento empregados em alguns exemplares, foi possível detectar mais do que apenas as rotas migratórias das aves. Os aparelhos revelaram a presença de 353 barcos de pesca em regiões do Índico. Dentre eles, mais de 65% estavam em áreas de proibição ou atuavam de forma ilegal.

A descoberta se deu porque os albatrozes fazem longas rotas migratórias. Pelo menos 170 aves haviam sido equipadas com os aparelhos detectores. Os sinais foram transmitidos para uma central instalada numa base militar francesa. A partir de então os pesquisadores sabiam as posições dos grupos de pássaros e, consequentemente, a dos barcos pesqueiros que estivessem por perto.

As aves se sentem atraídas pelas embarcações pesqueiras por conta da ofertas de iscas ou mesmo dos peixes, os quais servem de alimento para elas.

O objetivo primário dos cientistas era aprender sobre os detalhes dos hábitos de voo dos albatrozes. Alguns indivíduos adultos fizeram viagens que duravam até 15 dias e cobriram uma área no Índico equivalente a cinco vezes o tamanho dos Estados Unidos.

Com a coleta de dados, a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences divulgou uma prévia do estudo sobre os novos aliados no combate à pesca predatória. Os resultados podem ser comprados por meio do site do veículo pelo custo de US$ 10.

Aves foram previamente equipadas com tags que auxiliaram na pesquisa