Muitas vezes encontramos um ponto promissor onde existe pouca oferta de água; o que fazer?
A rasura costuma proporcionar uma peculiaridade na pescaria. A vida não é fácil para os peixes nessa situação. Afinal, ficam mais vulneráveis a diversos predadores. Vale lembrar que quando mencionamos água rasa estamos falando de uma área grande com profundidade entre 0,50 a 1 m.
O primeiro passo é ficar mais afastado que o normal, pois o peixe consegue enxergar você com maior facilidade. Outro problema é a sua sombra. Quando pescamos, o ângulo do sol poderá produzir uma sombra, que será um alerta para o peixe de que algum predador está por perto, sendo sua reação procurar lugar seguro rapidamente.
Nessa condição, deve evitar o sol em suas costas. Dê, então, preferência a mantê-lo à sua frente, para evitar que a sombra de seu corpo seja projetada no sentido em que você fará o arremesso.
Outro fator para quem pesca desembarcado é que precisa caminhar com extremo cuidado, evitando levantar o material depositado no fundo. Se você se achar acima do ponto em que o peixe está, a corrente pode levar essa suspensão até o peixe e ele interpretará como outro sinal de que algum predador está nas proximidades. Por isso é prudente pescar sempre caminhando “rio acima”.
Como a visão do peixe é privilegiada, iscas com acabamento mais natural costumam ser mais eficientes que as iscas com cores mais chamativas.