Algumas dicas para que você faça a escolha certa e pesque com mais segurança
Por Kevin Falvey, Revista Mariner
Não existe a corda de atracação ideal. No entanto, há uma grande variedade e tipos de cabos e materiais disponíveis, e este artigo vai te ajudar a selecionar o mais adequado para o seu caso.
Material
A melhor escolha para uma corda de atracação são os cabos de náilon (poliamida). Eles oferecem boa resistência aos raios solares, combustíveis e outros componentes químicos . São elásticos, cedendo cerca de 15% quando na carga de trabalho e 20% na carga de ruptura, e oferecem boa capacidade de absorção de choques.
Cabos de Dacron enrijecem rapidamente, enquanto cabos de polipropileno degradam sob a influência de raios ultravioleta.
Diâmetro
Nem sempre uma corda maior é melhor. Cabos de atracação de grande diâmetro não absorvem choques como os mais finos, quando submetidos à mesma carga.
Além disso, seu manuseio normalmente é mais complicado. Como regra geral para dimensionar cabos de atracação, usamos um diâmetro correspondente a 1/16 do comprimento do cunho. Exemplo: se o seu cunho for de 8” (cerca de 200 mm), um cabo com diâmetro de 1/2” (cerca de 12 mm) está de bom tamanho.
Comprimento
Em uma vaga molhada fixa, os cabos podem ser facilmente dimensionados, pois o barco fica sempre na mesma posição, lembrando-se sempre de considerar as variações de marés. Já os cabos para serem mantidos a bordo devem ser de dois tamanhos.
Os cabos para atracar a proa e popa devem ter a metade do comprimento da embarcação. Já o cabo de meia-nau (springer) deve ter comprimento igual ao da embarcação. Lembre-se que administrar cabos maiores do que o necessário é fácil, enquanto cabos curtos demais são praticamente inúteis.
Cabo trançado
Mais barato do que o cabo de dupla trança, o cabo trançado é menos agradável ao tato, além de ser fornecido em quantidade de cores limitadas. Esse tipo de cabo tem excelente flexibilidade e, quando usado em pilares de madeira, escorrega bem, proporcionando um manuseio mais fácil. Tecer mãos de cabo com cabo trançado é bem mais fácil do que com cabo de dupla trança.
Dupla trança ou encapado
São cabos mais caros, porém mais agradáveis de manusear e mais fáceis de armazenar. São fornecidos em várias cores, de forma que encontrar um que combine com sua embarcação não é difícil. Eles não absorvem tão bem os choques como os cabos trançados, dado que esticam menos. Quando usados ao redor de estacas de madeira costumam enroscar.
Ponta firme
Tanto na confecção de cabos de atracação novos como na manutenção de cabos usados, uma ponta esgarçada é sinônimo de marinharia sofrível. A Star Brite oferece um método simples e eficiente para selar a ponta de um cabo, bastando para isso mergulhá-la no produto. Ele é fornecido em cinco cores diferentes – preto, vermelho, verde, branco e transparente – facilitando, inclusive, a identificação dos cabos.
