Muitos pescadores têm dúvidas sobre o tamanho que ele deve ter e sobre qual material empregar para fazer um bom líder
O líder de pesca tem sua importância não só apenas para impedir que a sua linha acabe rompendo quando entrar em contato com estruturas cortantes, mas também para tornar a sua linha mais invisível quando estamos pescando predadores com boa visão ou quando estamos em águas muito limpas.
O comprimento do líder de pesca varia bastante conforme o gosto pessoal. Se você nunca usou, experimente usar o tamanho em que o nó de união fique alguns centímetros para fora da carretilha e a outra ponta deixe a isca à distância de um palmo da ponta da vara, pronta para o arremesso.
Caso você não se adapte a esse tamanho, encurte até encontrar o que mais lhe agrade.
O líder de pesca é um recurso muito útil para os pescadores, pois facilita e dá segurança na pescaria em muitas situações. Dê preferência ao fluorocarbono, que é mais resistente.
Quando não podemos abrir mão dos líderes:
-Quando o pescador necessita de transparência e está pescando com multifilamento em águas limpas.
-Quando está pescando com multi em locais com muitas pedras, pois ele arrebenta fácil se houver atrito.
-Usando líder evitamos que a garateia fisgue o multi, quando se pesca com iscas de superfície.
-Quando se está com um multi muito fino e se quer mais resistência contra a abrasão, usa-se um líder mais resistente que a linha.
-Quando pescamos com monofilamento, é bom pescar com líder, para dar mais resistência à abrasão com pedras e paus, e ter uma linha mais grossa na hora de tentar embarcar o peixe com a mão ou alicate. Ganha-se tempo levando o líder pronto de casa nas carretilhas.
Normalmente devemos usar um líder mais resistente que a linha, a não ser que não necessite da resistência da linha pela espécie ou tamanho dos peixes. Aí pode ser mais fino e mais fraco que a linha.
O alicate de corte ou tesoura e isqueiro são acessórios indispensáveis para confeccionar um líder.