Ecolodge da Barra oferece superestrutura de pesca em plena Amazônia

Pousada flutuante fica na divisa entre Amazonas, Mato Grosso e Pará, numa das regiões mais piscosas do Brasil

Onde: Apuí (AM)
Site: www.ecolodgedabarra.com.br
Telefone: (11) 3334-4361
E-mail: vendas@ecolodgedabarra.com.br

Serviço:

A primeira pousada flutuante e móvel do Brasil foi uma inciativa de um grupo de entusiastas da pesca esportiva, que se uniram para oferecer a melhor infraestrutura de pesca da América do Sul com o conceito de sustentabilidade. Só para ter uma ideia, o empreendimento possui sistema de tratamento de esgoto que devolve a água ao rio com 90% de pureza.

A pousada conta com apartamentos espaçosos, com ar-condicionado, varanda e ducha pressurizada com água quente. Um dos destaque é o serviços diários de lavanderia. que além de lavar entrega as roupas passadas aos clientes, além do inteligente sistema de identificação de roupas.

O restaurante é climatizado com vista para o rio, ao lado um espaço com televisão via satélite. No cardápio estão deliciosos pratos. A ampla varanda tem bancadas e suportes de vara, para a acomodação do seu equipamento de pesca, espaço que se torna um dos preferidos dos pescadores após as pescarias. Os barcos equipados com motores de 40 hp, motores elétricos, combustível, iscas e guias regionais treinados.

O local

O Ecolodge da Barra está instalado na divisa dos Estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso, na confluência dos rios Teles Pires e Juruena, onde se forma o Tapajós, no sul da Amazônia. O local é privilegiado para a pesca, sendo habitat de pelo menos 20 espécies consideradas esportivas.

Como chegar

Para chegar ao Ecolodge da Barra, o ponto de partida da maioria dos grupos de pesca é Manaus. A partir de lá, pode-se fretar um voo com tempo estimado de até duas horas. Existe também uma pista de pouso para receber voos particulares.

Pescaria

Peixes de couro: pirarara, piraíba, jaú, caparari, cachara, barbado.

Peixes de escama: tucunaré, cachorra, aruanã, bicuda, matrinxã, tambaqui.

Equipamentos

Para a pesca de arremesso com iscas artificiais para tucunarés, cachorras e bicudas: leve uma vara para carretilha ou molinete para linhas entre 10 e 20 lb e comprimento entre 5’6’’ e 6’, com carretilha ou molinete que comporte cerca de 100 metros de linha multifilamento de 25 a 40 lb.

Para a pesca com peixes de couro: A pousada oferece o aluguel deste material, por ser mais pesado e de difícil transporte. Mas, se o hóspede quiser levar de casa, podemos dividir em duas categorias.

Cachara e caparari: vara de 6´a 7´para linhas de 25, 30 ou até 40 lb. O fio pode ser de monofilamento (de 0,40 mm a 0,50 mm) ou de multi (de 40 a 60 lb), vai do gosto, mas preocupe-se bastante em fazer um empate de aço flexível.

Para jaú, pirarara e piraíba: o ideal são varas de 50, 60 lb ou até 80 lb de resistência. A linha preferencial é a de monofilamento de uma boa espessura – a partir de 0,80 mm. As de multi são indicadas também, mas não se esqueça de providenciar uma bem “forte”. A carretilha deve comportar cerca de 100 m da linha escolhida. Use anzóis 10/0 e não se esqueça de empregar um empate de aço.

Pesca & Companhia indica!

Na Edição 283 da Pesca & Companhia, Alex Koike e Maicon Bianchi visitaram o Ecolodge da Barra e fizeram uma incrível pescaria de praticamente todas as espécies encontradas na região.