Recorde feminino do tucunaré-açu deve ser batido

Estadunidense, caçadora de recordes, deve conquistar o da categoria linha 12 lb

Por Lielson Tiozzo

A pescadora estadunidense Roberta Arostegui está perto de conquistar o recorde feminino do tucunaré-açu na categoria linha 12 lb. Ela pescou um exemplar de 6.12 kg no Rio Inirida, na Colômbia, usando isca artificial.

De acordo com a IGFA, o recorde ainda vigente desta categoria é de um exemplar de 5.67 kg pescado em fevereiro de 2017 no Lago Annacar, também na Colômbia.

Roberta é uma caçadora de recordes femininos. Ela possui 203, sendo 43 ainda vigentes. Se conquistar o do tucunaré-açu na categoria linha 12 lb, será o 44º. Os recordes são de 56 espécies diferentes pescadas em 8 países.

O recorde do tucunaré-açu capturado com linha de 6 lb é de Roberta. O exemplar de 1.59 kg foi pescado em 2016 no Rio Negro, no Amazonas.

Ainda em sua galeria de conquistas vigentes no Brasil está o recorde da traíra no fly, na categoria tippet 4 lb, com um exemplar de 1.43 kg pescado no Rio Itu, também na Amazônia.

O recorde mundial do tucunaré-açu pertence a Andrea Zaccherini . Desde 2010 ele possui o do exemplar mais pesado, da categoria “All tackle”, com um exemplar de 13.190 kg (29,1 lb), nas proximidades de Santa Isabel do Rio Negro (AM).

Roberta Arostegue tem tudo para conquistar o 44º recorde vigente na IGFA