Como o clima interfere na sua pescaria

Se está calor ou se está frio interessa sim para você saber como ter sucesso na pescaria com iscas artificiais

Por Pepe Mélega

Além da estrutura, observar fatores como o clima são de suma importância para iniciar a pescaria com iscas artificiais.

Calor, frio, céu aberto ou nublado, tudo tem influência. Basicamente, dias excessivamente quentes (pela baixa quantidade de oxigênio na água) ou frios (metabolismo baixo do peixe) tendem a tornar o predador mais lento, o que faz pensar duas vezes antes de gastar energia e investir em sua presa. Nesse caso, uma isca de superfície trabalhada de forma mais cadenciada ou uma isca de meia-água pode fazer muita diferença.

Item como a entrada de uma frente pode refletir de duas formas: a primeira é fazer com que o peixe fique ativo, se alimente bem para enfrentar os dias difíceis que virão pela frente; ou tendem a economizar a energia, pensando também no dias dificeis durante a frente.

Agora, um aspecto que muitas vezes é ignorado pelo pescador é o vento, especialmente em lugares de água parada. Esde fenômeno natural muitas vezes traz “comida” para a superfície da água, levando-a de acordo com a direção do vento, ou seja, há correnteza pela ação do vento. Os pequenos peixes seguem essa comida, logo os pedradores estarão por perto.

Hora de provocar

Quando percebemos que o predador não está caçando devido a uma condição desfavorável é preciso instigar outros instintos para fazê-lo atacar nossa isca. A invasão de território é uma boa ferramenta para atiçá-lo.

Neste caso, temos que reproduzir o comportamento do predador quando ele caça. Logo, temos que simular um nado de espera (serpentear), atrás de um obstáculo da mesma forma como ele faria ou fazer com que o barulho de um popper ou hélicese dê na zona de ataque. Passe a simular uma caça, com sua isca perto desse local, e o resultado não tardará a acontecer.

A situação mais fácil para um pescador esportivo é simular perigo para a prole de um predador. Mesmo que vá praticar o pesque-e-solte, não está excluído o prejuízo, pois existe a possibilidade de ferir de modo fatal o animal, afastar o responsável pela guarda de sua função e deixar exposta a prole aos demais predadores de plantão.

Além das iscas de superfície, as artificiais de barbela do tipo suspending funcionam muito bem, pois permanecem por mais tempo na zona de ataque do predador. Além delas, iscas de fundo, soft baits com cabeças de jig também são um grande universo a se explorar.

Por isso, aprenda o conceito: não se fixe em esquemas, aprenda a interpretar as diversas situações que você encontra e tenha mais sucesso em suas futuras pescarias.

O peixe irá reagir conforme o clima. Por isso, esteja preparado para mudar as estratégias