Isolamento social vira desculpa para pescaria e Polícia reforça fiscalização

Em apenas dois dias, sete pessoas foram flagradas cometendo infrações em Mato Grosso do Sul – número é acima da média já que não há Feriado nesta semana

Por Lielson Tiozzo

A recomendação de isolamento social tem servido de desculpa para uma pescaria. Pelo menos é o que pôde perceber a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. Em apenas dois dias, na última terça e na quarta-feira, sete pessoas foram flagradas cometendo crimes de pesca predatória ou deixando de portar a Licença obrigatória. É um número acima do normal, levando em conta que não há Feriado nesta semana.

Em março o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou Decreto recomendando o isolamento social, como medida para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, durante o período de pandemia do Covid-19, o coronavírus. O fechamento das escolas, inclusive, foi prorrogado para pelo menos até o dia 3 de maio.

Mas os rios do estado têm recebido mais pescadores que o normal durante uma semana de trabalho. Por isso, em contato com a reportagem da Pesca & Companhia, a PMA confirmou que tem reforçado a fiscalização.

“Muitos pescadores tem rancho e estão chegando de outros estados. Outros estão acampando e saindo para pescar”, informa o tenente-coronel, Ednilson Queiroz. “Era para ter menos gente nos rios, até por conta dos decretos dos estados e dos municípios”, completa.

Um caso se recente se deu no Rio Verde, nas proximidades de Brasilândia (MS). Um morador de Pauliceia (SP) foi multado em R$ 2,5 mil por pesca predatória. Ele havia capturado dois piaus fora da medida permitida (25 cm). Foram apreendidos um barco com motor de popa e tanque, a vara e o molinete que o homem portava.

Em outros casos, pescadores procedentes de locais distantes de onde estavam pescando foram flagrados sem Licença ou também abatendo peixes fora da medida permitida. Ambas infrações são consideradas “comuns”.

Pescar não está proibido

Apesar da recomendação para que as pessoas fiquem em casa, não existe uma ordem expressa no Brasil proibindo pescar.

No momento, existe apenas a possibilidade de fazer um paralelo com a recomendação do Ministério da Saúde para as atividades físicas. Sendo assim, o pescador deve evitar aglomerações e sair apenas sozinho.

Vale destacar que em alguns estados e municípios os estabelecimentos pesqueiros estão fechados.

Os dois piaus abatidos pelo pescador que veio de São Paulo custaram uma multa de R$ 2,5 mil (Foto: PMA/MS)