Qual vara de pesca é melhor: fibra de vidro ou carbono?

Ambas são encontradas nas lojas de pesca e cada uma tem uma qualidade peculiar. Saiba mais

Qual vara de pesca é melhor: fibra de vidro ou carbono? Esta dúvida pode surgir no momento de fazer uma compra ou mesmo quando o pescador precisa escolher qual levará de casa para o local da pescaria.

Direto! Os modelos feitos de carbono e grafite são melhores. Mas vale a pena enfatizar que mesmo o modelo mais caro tem uma porcentagem de fibra de vidro, pois é ela que muitas vezes vai dar resistência à vara. 

Hoje, cada vez mais se procura a combinação perfeita de materiais para criar a ação ideal para cada tipo de pescaria. As fabricantes tem investido nesta tecnologia, a fim de também otimizar seus custos. A busca por um produto de qualidade e bem comentado entre pescadores é lema das empresas sérias.

Um bom exemplo está no desenvolvimento de varas para pescaria vertical.  Especialmente para esta modalidade, a vara de pesca ganha fibra de vidro em sua construção. Isto cria varas mais macias, com ação parabólica e que trabalham melhor as iscas artificiais empregadas, como metal jigs. Além disso, elas cansam menos o pescador e trabalham melhor os peixes. 

Além do material usado na produção da vara, tenha em mente pelo menos duas preocupações. Pense que muitas vezes é necessário comprar uma vara mais comprida para conseguir arremessos mais longos. Lembre que uma vara mais comprida também ajuda na fisgada e no controle do peixe.

No entanto, as varas de pesca mais curtas podem oferecer vantagens para pescar em áreas estuarianas ou em braços estreitos de rio, por conta da necessidade de fazer um arremesso muito preciso.  

Quem vai pescar com isca soft precisa lembrar de dois detalhes no momento da fisgada: tem que perfurar a isca e a boca do peixe com o mesmo anzol. Para facilitar esta tarefa, sobretudo quando usamos linha de fluorcabono ou de monofilamento, devemos ter uma vara mais parruda. 
Já no caso do emprego de isca de superfície ou de meia-água, nas quais o anzol fica exposto, uma vara mais “leve” é suficiente. 

O pescador deve ficar atento ao material adquirido para fazer o melhor uso