Fique bastante atento aos pássaros em sua pescaria

Aprenda a observar o comportamento desses animais para conseguir melhores resultados na pesca

Por Redação Pesca & Companhia

Você pode até se perguntar como um animal que vive fora da água pode ajudar a encontrar os cardumes de peixes? Saiba de um detalhe importante: fique atento ao movimento dos pássaros e aproveite para ter mais sucesso em sua pescaria.

A explicação é simples. Existe uma grande variedade de pássaros que se alimentam de peixes. Muitas dessas aves, além de ter uma excelente visão, ficam em um ângulo privilegiado, bem lá do alto, somente observando a movimentação de suas presas.

Geralmente, quando esses animais estão parados na margem, como garças e martins-pescadores, podem indicar pontos promissores de pesca. Um destes são os corixos, pois neles os pássaros costumam ficar em lugares onde conseguem pegar pequenos peixes com facilidade.

Se a aves, que estão fora da água, conseguem comer bem, imagine a festa lá embaixo, dentro d’água, que os predadores podem fazer.

Ainda vale lembrar que isso pode funcionar na pescaria no mar. As espécies de aves marinhas podem ajudar na localização de cardumes, uma vez que fazem muito bem o uso da visão privilegiada.

Mas tenha cuidado ao arremessar. O anzol ou a garateia podem enroscar nas aves. Para evitar o problema, a melhor forma de se arremessar quando temos os pássaros por perto é com pinchos retos e não o tipo “balão”. Em que forma aquele arco em que a isca sobe bastante e depois começa a cair.

O que os pescadores não levam em consideração, é que o maior número de acidentes é provocado pela linha. A multifilamento pode ser fatal para essas aves.

Na maioria das vezes os pássaros acabam passando pela linha até cravarem a garateia na asa ou na perna, quando a artificial é arremessada em direção a costeira, lages ou parcéis.

Se isso acontecer, você deve segurar e forçar o pássaro a ir para a água. Desta forma você não corre o risco de quebrar a linha e o animal ir embora com a isca cravada no corpo.

Participe da nossa enquete:

Você tem ido pescar em tempos de pandemia?

  • Sim. Mas tomo cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde (45%, 355 Votos)
  • Não. Só voltarei quando o isolamento não for mais necessário. (36%, 282 Votos)
  • Sim. Pesco como antes e normalmente. (15%, 115 Votos)
  • Não. Tive problemas com minha logística de viagem. (5%, 37 Votos)

Total de Participantes:: 789

Carregando ... Carregando ...

Observe onde estão os pássaros e experimente arremessar na área onde eles estão de olho (Ilustração: Márcio Bolzon)