Flagrado levava 13 mil exemplares em caminhonete em Uruaçu, região norte de Goiás
Por Alex Koike
No começo do mês, dois homens foram flagrados transportando minhocuçus ilegalmente na rodovia BR-153, em Uruaçu, região norte de Goiás.
Os minhocuçus, excelentes iscas para diversas espécies, estavam em caixas guardadas no interior de uma camionete.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, havia 13 mil minhocuçus no carro.
“O Ibama realizou a contagem dos animais e foi aplicada uma multa de cerca de R$ 5,6 milhões ao condutor”, diz o inspetor da PRF Newton Morais.
O motorista da caminhonete, de 36 anos, disse que os animais foram capturados em áreas úmidas das proximidades do Rio Araguaia e Lago de Serra da Mesa.
Conforme o inspetor, esta é a segunda vez que o homem é flagrado pelo mesmo crime ambiental e pode pagar uma multa de até R$ 500 por cada animal.
Os animais devem ser encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Já o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo ato e aguarda audiência na Justiça em liberdade.
O minhocoçu
Minhocuçu (Rhinodrilus alatus) é uma espécie de minhoca gigante, que pode chegar a mais de 60 cm de comprimento e diâmetro de até 1,5 cm.
Costuma habitar regiões próxima da superfície, logo abaixo das raízes das gramíneas. É importante para o solo porque produz grande volume de húmus.
Em determinadas regiões do Brasil estão ameaçados de extinção. Isso acontece por causa da sua captura indiscriminada e a sua comercialização.
É muito importante ressaltar que a venda de animais silvestre sem autorização é ilegal.