Ação foi realizada em Monte Santo, Pedro Afonso, Rio dos Bois e Tabocão, em Tocantins
Para assegurar o cumprimento da Cota Zero a Polícia Militar e equipes da Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) realizaram a ação nos municípios de Monte Santo, Pedro Afonso, Rio dos Bois e Tabocão.
A intenção é prevenir e coibir crimes contra a fauna, especialmente em relação à pesca predatória no Araguaia e seus afluentes e, ainda, no transporte irregular de pescado.
O resultado foi a apreensão de mais de 100 quilos de peixes, um jacaré abatido, redes e outros materiais usados para pesca predatória, armas de fogo.
Durante a ação também foram apreendidos várias espécies, como tucunaré e piau e caixas térmicas para transporte. O peixe apreendido foi doado para moradores das comunidades da região.
Um total de R$ 6.720 foi aplicado em multas aos infratores. Como a caça e consumo de carne de jacaré é ilegal, foi feito um termo de inutilização do produto, que foi incinerado em seguida.
As equipes atenderam a denúncias anônimas de que havia prática de pesca predatória e caça ilegal no Rio Tocantins e suas margens.
Vale lembrar que a Cota Zero está em vigor até 2022 no Tocantins e proíbe o transporte de pescado e limita o consumo de peixe no local da pesca a 5 kg.