Conheça cada conceito de pesca, quais são as vantagens e desvantagens de cada um
Por Alex Koike
Power fishing, finesse e bait finesse são conceitos que norteiam formas diferentes de pescar, mas que possuem um objetivo em comum que é fisgar o peixe.
Cada um possui vantagens e desvantagens e tendem a funcionar melhor em algumas situações. Vamos ver quais são elas.
Power fishing
Muitos pescadores erroneamente associam esse método de pesca a apenas força. Mas, ela está mais associada a rapidez em cobrir grande áreas de pesca.
E é justamente a rapidez que vai provocar os ataques por reação, reflexo e irritação.
Isso é capaz de promover a investida do peixe até em situações que eles estão inativos. Porém, funciona muito bem quando o peixe está mais ativo.
Finesse fishing
Essa técnica está muito relacionada a apresentação da isca mais natural e sutil.
Ela geralmente é a solução para os dias em que os peixes estão menos ativos por causa da pressão da pesca, mudança de tempo, condições da água e outros motivos.
Para conseguir esse realismos é preciso refinar todo o material, diminuir a libragem das varas e reduzir o tamanho das iscas, pesos e anzois – no caso de usar as softs.
As linhas são finas para deixar os movimentos mais livres e menos perceptíveis ao peixe. Já as artificiais vão ter cores mais neutras e mais reais.
O pescador vai precisar provocar o predador com um trabalho mais lento e persistente.
Bait Finesse
É uma modalidade relativamente nova, com cerca de 10 anos, e que conquistou muitos pescadores no Japão.
Trata-se de um conjunto de carretilha com capacidade de arremessar iscas leves, similar ao molinete. Vale lembrar que com uma carretilha “normal” é difícil lançar um peso menor que 5g.
Por outro lado, com o molinete é possível, mas não se pode usar uma linha mais grossa ou resistente, dificultando o uso nas estruturas. Geralmente, esses equipamentos são abastecidos com fluor de 4 a 6 lb.
O bait finesse surgiu para suprir essa necessidade. Com ele o pescador utiliza uma isca leve com uma linha mais forte, entre 6 e 12 lb, para explorar as estruturas menos fechadas.
A modalidade apresenta uma isca leve com perfeição, proporciona arremessos com precisão, sem a necessidade de colocar força nos arremessos.
Aqui, é um excelente material para pescar com pequenos plugs, jigs mais leves, como a do robalo peva ou de tucunarés de menor porte no sul e sudeste do País.
O bait finesse não veio para para substituir o molinete ou a carretilha, mas ser uma alternativa, algo intermediário entre os dois conceitos anteriores.