Sapo artificial: o que são frogs e toads?

Conheça quando esses termos são usados e quais as características de uso desses modelos

Por Alex Koike

Uma das iscas preferidas dos pescadores de traíra é o sapo artificial, pois ela pode ser trabalhada na estrutura sem enroscar e proporciona ataques explosivos na superfície.

Por aqui, as iscas que imitam rãs e sapos ficaram conhecidas como “sapinho” ou “frog” – que significa “sapo” em inglês.

Porém, no exterior, o termo “frog” é mais usado para classificar os modelos de corpo oco, aqueles que lembram os de brinquedos plásticos para banho de crianças.

O corpo oco protege a ponta do anzol e quando o predador ataca, o corpo se comprime, ou seja, deixa o anzol exposto para perfurar a boca da traíra.

Como essas iscas são utilizadas sobre a vegetação, o trabalho empregado é lento, simulando o pequenos animal pulando sobre o mato.

E os Toads?

Já os “sapos” feitos do mesmo material das iscas softs são mais conhecidos como “toads”.

Eles proporcionam um trabalho diferente e costumam ser empregados em uma ação mais rápida, inclusive com o recolhimento contínuo, o que vai deixar um rastro de bolhas e fazer um barulho muito atraente.

Em alguns casos, eles são usados em conjunto com a buzzbait. O resultado é um grande distúrbio na superfície aliado a barulho e uma silhueta volumosa, combinação irresistível para as traíras.

Frogs (à esquerda) e Toads (à direita) são tipos de sapo artificial que possuem características e formas de usar diferentes